Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Avareza é um dos sete pecados capitais mais presentes em nosso dia a dia. Entenda melhor o que é avareza: ela está ligada ao dinheiro e ao apego aos bens materiais. Muitas pessoas têm como foco na vida ficarem ricas. Não comprar uma casa ou fazer uma viagem, mas juntar fortuna.
As características da avareza são: ganância, apego ao dinheiro, medo de que falte no futuro, medo de pessoas interesseiras, entre outras.
Alguns avarentos por aí passaram por privações na infância, por isso o medo de que tudo acabe. É o caso de quem passou por grandes crises financeiras ou guerras. Quando a avareza foge do controle, a pessoa pode cometer enganos, mentir, ser falsa, omitir informações e desconfiar de todos. Tudo isso para juntar mais bens materiais para si.
Este é o caso de políticos, por exemplo, ou empresários que ganham dinheiro aplicando golpes em pessoas e empresas. Você já deve ter visto algumas histórias assim, não? A frase típica do avarento é: “quanto mais tenho, mais quero ter”.
A avareza pode levar a outros dos sete pecados capitais como, por exemplo, a soberba.
Quem acumula muito dinheiro, acaba se sentindo melhor do que os outros, principalmente porque a nossa sociedade dá muito valor ao sucesso financeiro, nos fazendo acreditar que ter é o mesmo que ser.
Essa é uma das questões que gera avareza. Hoje em dia existe uma falta de contato com o nosso mundo interior tão grande, que acreditamos que a felicidade está do lado de fora, no que podemos acumular, comprar e mostrar aos outros. Mas conforme juntamos coisas e dinheiro, percebemos que o vazio interno permanece e ao invés de mudarmos nossas atitudes, buscamos conforto externamente, caindo em um ciclo vicioso de consumismo.
Para controlar a avareza é necessário exatamente fazer o processo inverso. Olhar para dentro e perceber o que realmente a faz feliz, toca o seu coração e seria insubstituível em sua vida. Com certeza você vai descobrir que são coisas que não possuem valor.
O antídoto contra a avareza é a caridade. Demos pensar no próximo, não apenas na questão de doação material, mas também na espiritual. Dedique um tempo na semana para cuidar de quem precisa, nossos avós, idosos em geral, crianças e animais. Retribua ao próximo com aquilo que você tem de mais precioso.
*Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. (Efésios 5:5).
*Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos aos conquistadores; porque desde o menor até o maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até o sacerdote, cada qual usa de falsidade. (Jeremias 8:10).
*Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue; recebes usura e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. (Ezequiel 22:12).
*Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; (Colossenses 3:5).
* Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. (1º Corintios 5:11)
*Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
(1º Timóteo 6:10)